O filósofo e cientista Aristóteles foi um dos grandes pensadores da História Ocidental e também um homem que caminhou com grandes personalidades do mundo grego e helenístico. Foi discípulo de Platão na Academia de Atenas e preceptor de Alexandre Magno, que se tornou rei da Macedônia, grande general e conquistador. Chegou a fundar sua própria escola, o Liceu, em Atenas, um centro de estudos de ciências naturais. Desenvolveu ideias em quase todos os ramos do conhecimento existentes em sua época. Criou fundamentos da lógica, sistematizou a astronomia, foi crítico literário e meteorologista, entre outras funções. Conhecemos suas ideias graças a notas que ele preparava para suas aulas no Liceu, e também de anotações de seus discípulos.
Aristóteles acreditava que a meta do homem era a felicidade e que ele a atingia quando desempenhava plenamente sua função, considerada como algo que só a pessoa podia fazer ou o que ela poderia fazer melhor. Como o ser humano é racional, Aristóteles acreditava que raciocinar era o que o homem podia fazer melhor, então, o homem teria uma vida feliz se ela fosse governada pela razão.
A influência de Aristóteles não ficou restrita à Antiguidade. Seu sistema filosófico inspirou a escolástica¹ medieval e a filosofia árabe, bem como pensadores de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário